domingo, 28 de junho de 2009

Sexta-feira 12/06/09
Neste dia, a professora cursista trabalhou com os alunos com dois tipos de receitas que se encontraram no TP3 páginas 33 e 34.
Espaguete com brócolis e tomate seco e lasanha a recessão gratinada. Após a discussão e classificação dos gêneros textuais os alunos criaram outras receitas que visavam resolver o problema da educação no país.
Nesta aula pude acompanhar uma parte dos trabalhos. Percebi que os alunos mostraram-se interessados e motivados com as atividades propostas.
A foto mostra os alunos produzindo cada um a sua receita.



Após concluído o trabalho a professora socializou as receitas produzidas. E para finalizar os alunos fizeram um painel para expor os trabalhos na escola.
Que maravilha! Até ilustrações fizeram.






OBS: nesta manhã os próprios alunos solicitaram mais tempo de outra disciplina para acabar o trabalho com a professora cursista.
Aqui mostra a professora formadora acompanhando os trabalhos.




Terça-feira 16/06/09
Dando seqüência aos trabalhos do TP3, nesta aula a professora trabalhou com quatro textos: o artigo jornalístico, anúncio classificado, poema e horóscopo. A turma da 8ª série foi dividida em grupos, onde cada um recebeu um tipo de texto para fazer análise a fim de identificar o gênero literário a que pertencia. Após os alunos apresentaram, cada texto com sua análise.
Conversando com a professora disse-me que foi proveitoso e todos aprenderam a identificar o tipo de gênero textual. A seguir cada um escolheu um texto dos jornais levados pela professora a sala de aula para fazer de tema de casa a mesma análise.
Sexta-feira 19/06/09

Nesta aula todos os alunos apresentaram os trabalhos que realizaram em casa. Apresentaram diferentes tipos de gêneros textuais como resumo de novela, reportagem esportiva, anúncio de classificado, horóscopo, publicidade, entre outras. Todos conseguiram socializar o trabalho, identificando e analisando o gênero literário o qual pertencia os textos.
Fiquei realizada, pois a professora cursista disse-me que todos conseguiram identificar o gênero literário sem dificuldade.

Terça feira 23/06/09

Nesta aula a professora trabalhou com a poesia “Operário em Construção” e questões referentes ao texto. Nesta mesma aula, trabalhou com música “Construção de Chico Buarque” e questões sobre a mesma. Depois fez comparação entre os dois textos.

23/06/09
Nesta noite eu e minha colega nos reunimos para socializar as atividades desenvolvidas e discutir sobre o projeto. Fizemos uma avaliação no geral das atividades desenvolvidas do TP3 até o momento. A professora colocou, do grande avanço que está percebendo nos alunos sobre todo o trabalho desenvolvido sobre os textos. Colocou da importância de ter trabalhado com o TP3 pois trata dos diferentes gêneros textuais, pois é um dos problemas que os alunos encontram e que muitas vezes não é muito trabalhado. A professora colocou que está preocupada também em trabalhar outros conteúdos e não tem muito tempo.
Ficamos um pouco desesperadas e preocupadas com o espaço de tempo para desenvolver os outros TP, já que a segunda etapa foi antecipada.
Esta foto registra a professora formadora e cursista analisando o calendário
Eu e minha colega achamos melhor trabalhar bem o TP3 e fazer o projeto pois o espaço de tempo é curto. Decidimos que a professora irá desenvolver outros conteúdos durante a semana que vem e neste espaço iremos planejar outras atividades para finalizar o TP3.
Após discutimos sobre o andamento do projeto. Estamos organizando materiais e fazendo as leituras necessárias para a elaboração do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário