terça-feira, 17 de novembro de 2009

17/11/2009 (Sexta-feira)

Nesta manhã, aconteceram as apresentações dos trabalhos realizados pelos alunos das obras lidas. Entre elas: A árvore que dava dinheiro de Domingos Pellegrini; A Pedra no Sapato do Herói de Orígenes Lessa; A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson; Ubirajara de José de Alencar e o Sofá estampado de Lygia Bojunga Nunes. Os alunos apresentaram diferentes atividades que estavam se organizando e ensaiando durante as aulas e no turno inverso para que fosse desenvolvido da melhor forma possível. Na apresentação dos trabalhos convidamos a Coordenadora do Curso, a professora Ezequiela Maria Ferronato para assistir e fazer a filmagem dos trabalhos. Foi um trabalho que exigiu muito esforço e dedicação por parte dos alunos, pois cada grupo tinha que usar a criatividade para realizar a parte oral e escrita. Percebi que os alunos estavam bem interessados em todo o decorrer da organização e ensaios. Foi um trabalho diferente que aconteceu pela primeira vez na escola onde os alunos tiveram que dedicar tempo, pois teve grupos que tiveram que se deslocar em outros lugares para fazer algumas filmagens para os trabalhos.



24/11/2009 (Terça-feira)

Depois de se ter trabalhado com a professora cursista a unidade 4 do TP1 sobre a intertextualidade, havíamos planejado que nesta aula seria trabalhado sobre paródias de provérbios. Hoje, no início da aula a professora trabalhou com algumas interpretações de “Paródias de provérbios” que se encontram na aula 5 dentro da unidade 4 do AAA1 atividade 1 à 13 da P.107 à 111. Após as interpretações, os alunos em duplas, foram sorteados recebendo dois provérbios cada para criar uma paródia de provérbio e também uma ilustração que tem ligação com o texto. Os provérbios trabalhados foram os seguintes:
De grão em grão a galinha enche o papo
Devagar se vai ao longe
Quem espera, sempre alcança
Uma mão lava a outra, e as duas lavam o resto
É de pequenino que se torce o pepino
Águas passadas não movem moinhos
A voz do povo é a voz de Deus
Quem com ferro fere, com ferro será ferido
Deus ajuda quem cedo madruga
Amigos, amigos; negócios à parte

AQUI MOSTRA ALGUNS DOS TRABALHOS REALIZADOS; OS DEMAIS SE ENCONTRAM JUNTO COM O PORTIFÓLIO DA CURSISTA







27/11/2009 (Sexta-feira)

Dando continuidade aos trabalhos, a professora fez a distribuição dos Clássicos infantis para os grupos lerem e fazerem a análise dos personagens, espaço, tempo, personalidade, aparência física, ações; Após cada grupo começou a realizar a nova versão de cada história que recebeu. Foram trabalhados os seguintes clássicos infantis:
Chapeuzinho Vermelho
O Príncipe Encantado
Aladim
A Bela Adormecida
Peter Pan
Branca de Neve
Rapunzel
João e Maria
O Gato de Botas
A Bela e a Fera
O Patinho Feio

27/11/2009 (Sexta-feira)

Hoje, pela parte da tarde realizamos mais um encontro para a socialização dos trabalhos realizados. Em primeiro lugar analisamos o trabalho que os alunos apresentaram no Palanque Literário. Achamos um dos trabalhos muito importante, pois todos os alunos de formas diferentes apresentaram as atividades. Este também foi um dos trabalhos onde o aluno desenvolveu a expressão corporal, oralidade e a escrita. Conversando com a professora cursista, ficamos gratificadas com o trabalho dos alunos, pois alguns sanaram certos problemas de se apresentarem ao público devido a timidez. Após o trabalho feito, deu para perceber que dando oportunidade aos alunos e exigindo deles, os mesmos tem condições de fazer maravilhosos trabalhos desenvolvendo e ampliando a capacidade de cada um. Analisamos e avaliamos o trabalho de cada grupo a parte oral que apresentaram e a parte escrita.
Após conversamos a respeito dos trabalhos que os alunos realizaram sobre paródias de provérbios; a cursista mostrou-me os trabalhos e fizemos a análise de cada um. Mais uma vez ficamos gratificadas pelo empenho e criatividade que os alunos demonstraram nas atividades realizadas. A professora colocou também sobre a atividade que os alunos iniciaram hoje pela parte da manhã. Cada grupo leu a sua história fazendo a análise solicitada. Iniciaram a nova versão da história e darão continuidade na próxima aula que será na próxima terça-feira. Combinamos para que na próxima terça-feira pela parte da tarde iremos fazer um encontro para socializarmos os trabalhos dos alunos e estudarmos a unidade 5 do TP2 Gramática: seus vários sentidos. A professora já leu todo este TP e iremos estudá-lo. As atividades com os alunos estão encerrando, pois o ano letivo está acabando e com certeza daremos continuidades dos trabalhos no próximo ano com outras turmas. Muitos trabalhos foram realizados com outras turmas e com outras professoras, pois sempre que foi possível divulgávamos os trabalhos para que as demais colegas
pudessem adaptar e aplicar com os seus alunos. Na próxima semana divulgarei um dos trabalhos que a professora da 3ª série está trabalhando com os seus alunos. Este encontro durou 4 horas.
AQUI MOSTRA OS ALUNOS REALIZANDO OS TRABALHOS




01/12/2009 (Terça-feira)


Em primeiro lugar analisamos todos os trabalhos dos alunos que terminaram de concluir pela parte da manhã. Além da escrita cada grupo ilustrou o seu trabalho. A cada trabalho que líamos fazíamos uma avaliação do progresso de cada aluno no desenrolar das atividades do Gestar. Percebemos da grande mudança que os alunos tiveram até o momento. Tomara que estes alunos continuem se desempenhando em outras escolas que irão estudar, pois os mesmos estão se formando e nossa escola não tem 2º grau para dar continuidade a este programa. Após a socialização dos trabalhos, estudamos a unidade 5 do TP2 Gramática: seus vários sentidos; as seções 1, 2 e 3. Discutimos toda esta unidade e ficamos para conversar na escola o próximo encontro. Este encontro durou 4 horas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário