domingo, 25 de outubro de 2009

COORDENADORA PEDAGÓGICA EZEQUIELA FERRONATO BEUX ACOMPANHANDO OS TRABALHOS DA PROFESSORA FORMADORA E CURSISTA
ESTE ENCONTRO DUROU 2 HORAS

23/10/2009 (Sexta-feira)

Hoje, pela parte da manhã, a professora cursista trabalhou com os alunos com a construção de um texto argumentativo. Já que na última terça-feira já haviam trabalhado com diversos tipos de textos argumentativos. Entre eles: Como nos tornamos diferentes? Os melhores amigos do homem; A dor está doendo em mim e outros que se encontarm na unidade 21 do TP6. E dando sequência as atividades cada aluno individualmente elaborou o seu texto argumentativo sobre o tema “Saúde é qualidade de vida.” Na próxima aula haverá socialização dos trabalhos.

ALUNOS PRODUZINDO SEU TEXTO ARGUMENTATIVO

PROFESSORA AUXILIANDO NOS TEXTOS


23/10/ 2009-10-24 (Sexta-feira)

Hoje, pela parte da tarde, fizemos nosso terceiro encontro. Inicialmente socializamos as atividades que estão sendo desenvolvidas com os alunos pela professora Marcela. Percebemos da grande mudança que está ocorrendo pelos alunos. A cursista disse-me que está muita satisfeita, pois os alunos estão realizando os trabalhos com muito empenho. Falou que existem alunos com muitas dificuldades em construir textos argumentativos onde outros, tem mais facilidade nas produções. Sempre está auxiliando a todos principalmente os que mais precisam.
Dando sequência aos trabalhos estudamos as unidades 23: O processo de produção textual: revisão e edição e 24: Literatura para adolescentes do TP6 . Como a professora cursista já havia lido as duas unidades em casa, fomos lendo as unidades e discutindo a cada instante. Foram desenvolvidas algumas atividades entre elas a atividade 2 da p. 126 do TP6. Fui mostrando todo o material recebido na segunda etapa do gestar. A cursista gostou muito e disse que muito material poderá adequar para desenvolver com outras turmas também. Após ter acabado o estudo das duas unidades começamos a planejar a próxima atividade que será realizada com os alunos. O objetivo é despertar o interesse e apreço pela leitura literária. Os alunos irão criar o Palanque da leitura. A atividade será realizada de grupo de 4 alunos onde irão receber um livro selecionado pela professora. Será dado tempo de 15 dias para realizarem a leitura, após cada grupo escolherá o recurso para divulgar a sua leitura ao público da sala. Entre elas através de música, programa de rádio, propaganda da televisão, um quadro humorístico, um poema, dramatização, paródia e outras. Esta atividade está prevista para as apresentações no dia 17 de novembro. Durante a próxima semana será trabalhado a “Origem da Festa dos Reis” no Brasil e no nosso Município. Encerrando o encontro, analisamos a importância da produção textual no processo do planejamento, escrita, revisão e edição.

domingo, 18 de outubro de 2009

2º ENCONTRO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO
Professor Djalma

Turma Gestar II

Colegas do curso


Minha amiga Amélia



Eu e minha amiga Eliane, formadora de Matemática


05-10-2009 (SEGUNDA- FEIRA)

Hoje pela parte da manhã, retornei a escola depois de ter ficado uma semana afastada para participar da segunda etapa do Gestar II. É claro, com saudades dos colegas e alunos. Conversamos durante o recreio e todos estavam ansiados para saber das novidades principalmente minha colega cursista a professora Marcela. Disse para ela que voltei com uma bagagem de material muito interessante para nós estudarmos e podermos desenvolver um ótimo trabalho com os alunos e para nosso crescimento como profissional. Combinamos para que na próxima sexta-feira nos encontrarmos para iniciar o trabalho do TP6 e que fosse lendo até onde pudesse.

09-10-2009 (SEXTA-FEIRA)

Nesta tarde começamos a desenvolver os trabalhos do TP6. Em primeiro lugar, minha colega quis saber mais sobre o encontro pois na escola não temos muito tempo para conversar. Como é mais fácil que tenho só uma cursista mostrei a ela o material que o professor havia passado e ela achou muito interessante e que este, além de ocuparmos para aplicar na turma do Gestar ela adaptaria com outras turmas. Passei o material para ela onde irá fazer a análise do mesmo para trabalhar nas outras turmas. Nesta tarde trabalhamos com a unidade 21 Argumentação e Linguagem e a unidade 22 Produção textual: planejamento e escrita. Fizemos leitura coletiva socializando as idéias a cada seção. Foi muito produtivo. Realizamos as atividades juntas e discutíamos sempre que necessário. A cursista achou os textos muito interessantes e selecionamos alguns para serem trabalhados com a turma da 8ª série.
A professora disse que já está trabalhando texto argumentativo e que o material é muito bom e veio para enriquecer o trabalho que está desenvolvendo. Combinamos que no dia 16 de outubro, sexta-feira, nos encontraremos para prepararmos as atividades para serem aplicadas com os alunos destas duas unidades e para darmos sequência as outras unidades.

16-10-2009 (Sexta- Feira )

Hoje, pela parte da tarde nos encontramos para dar continuidade aos trabalhos. Inicialmente, preparei uma música para fazer uma reflexão sobre a mesma, já que no dia anterior era o dia do Professor. A música é “O dia em que a Terra parou” de Raul Seixas. Escolhi esta música, pois quis fazer uma relação com o Gestar II. A música menciona as diferentes profissões, entre elas o professor. Esta nos faz questionar sobre o que acontece se a terra parar. Quis fazer uma relação da importância que o professor tem nas demais profissões. Todas as outras passaram pelas mãos de um professor. O que seria se a professora cursista parasse neste momento e diria que não quisesse mais participar do Gestar II
Em seguida começamos a preparar as atividades para serem aplicadas na próxima terça-feira, dia 20 de outubro com os alunos da 8ª série. Achamos importante selecionar alguns textos argumentativos para serem trabalhados com os alunos. Escolhemos os seguintes textos: Os melhores amigos do homem que se encontra na atividade 11 P.32 e P.33, Como nos tornamos diferentes atividade 14 P.38, A dor dele está doendo de mim atividade 20 P.47 e a atividade 21 P.49. Após serem trabalhados estes textos os alunos irão produzir um texto argumentativo sobre o tema: Saúde é qualidade de vida que está previsto para o dia 23 de outubro.
Dando continuidade aos trabalhos preparamos outras atividades para serem desenvolvidas após a produção do texto argumentativo. A atividade é da unidade 22 Avançando na Prática P. 109. Preparamos atividades referentes a Origem da “Festa dos reis’ que acontece todos os anos na nossa cidade. Faremos uma pesquisa com os alunos, após será convidada uma pessoa que faz parte deste grupo para ir palestrar na escola. Após todo o trabalho realizado, os alunos deverão produzir um texto narrativo de como surgiu a “Festa dos reis”. Em seguida, começamos a estudar a unidade 23 que iremos dar continuidade no próximo encontro.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

08/09/09 Terça-feira

O trabalho previsto para dar continuidade nesta manhã, não foi possível ser aplicado, pois havia poucos alunos devido ao mau tempo. Conversei com a professora cursista e disse-me que iria aplicar na próxima sexta-feira.

11/09/09 Sexta-feira

Nesta manhã a professora deu continuidade aos cordéis. Acompanhei por alguns instantes o trabalho e percebi que os alunos estavam empenhados na construção dos textos. Percebi também que alguns apresentavam dificuldades. A professora acompanhou os grupos para finalizar os trabalhos. Achei muito importante a socialização entre os alunos. Alguns que tinham mais dificuldade em construir os textos, os próprios colegas davam sua contribuição, com algumas palavras ou versos para poder ajudá-los. Estas contribuições são importantes, pois ajuda o aluno a crescer e enriquecer pessoalmente.
Após concluído os trabalhos decidimos nos encontrar para fazer a avaliação e socialização dos cordéis.


11/09/09 Sexta-feira

Nesta tarde eu e a professora cursista fizemos a socialização e avaliação dos textos “cordéis” construído pelos alunos. Analisamos todos os trabalhos e ficamos gratificadas pelo desempenho e criatividade que os mesmos construíram. Apesar de alguns apresentarem dificuldades nas produções textuais, outros com mais desempenho e vontade construíram maravilhosos cordéis. Após a socialização e avaliação chegamos a conclusão da importância de ter desenvolvido a literatura de Cordel, pois deu para perceber que os alunos não tinham conhecimento nenhum por deste tema e com isso tiveram a noção do que é “literatura de cordel”, as partes que compõem e a sua própria produção livre de escolher os temas e produzir os textos.
Apesar da dificuldade que os alunos tem de fazer pesquisas fora da escola, pois moram a maioria no interior do município e no Bairro onde não tem acesso a internet. A professora levou para a sala materiais que organizamos para que os alunos tivessem acesso ao tema e para conhecer alguns exemplos de cordéis.
Achamos que valeu a pena, e os alunos aprenderam algo a mais para o seu conhecimento.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

03/09/2009 (Quinta-feira)

Hoje retornamos para dar seqüência dos trabalhos encaminhados durante as férias. A professora cursista trabalhou no turno inverso para ter mais tempo para desenvolver os trabalhos. Damos uma pequena parada no início das aulas, pois tínhamos outras atividades para serem desenvolvidas na escola. Durante esta tarde a professora começou a trabalhar sobre o que é “CORDEL” que era o tema programado e organizado pela professora formadora e cursista. Após explicado e discutido o tema, a professora socializou vários exemplos de cordéis; vários exemplos os alunos haviam recebido para serem lidos nas férias de julho onde os mesmos deveriam fazer pesquisa sobre o assunto. Nesta tarde, a professora juntamente com os alunos socializaram vários exemplos de cordéis, mostrando as características que os mesmos devem apresentar. A professora trabalhou também compreensão, interpretação e versificação de alguns cordéis que constam no TP3 seção 3. Depois de muita discussão sobre o assunto, os alunos em pequenos grupos escolheram temas livres para produção de cordéis. A maioria dos alunos sentiram dificuldades em produzir os textos, pois era a primeira vez que estavam fazendo este tipo de atividade. A professora deixou como tema de casa rever os textos produzidos que amanhã, sexta-feira, dará continuidade aos trabalhos.





04/09/2009 ( Sexta feira)

Hoje, durante dois períodos a professora acompanhou grupo por grupo para ver o andamento dos trabalhos. Alguns tiveram que refazer seus textos. Todos os alunos tiveram oportunidade para esclarecer suas dúvidas junto a professora cursista. Poucos minutos entrei na turma e pude perceber que muitos estavam preocupados sentindo dificuldades. Até por causa do meio em que vivem não tendo acesso necessário para pesquisa. A professora na próxima terça-feira combinou para fazer as apresentações dos cordéis produzidos pelos alunos.

sábado, 25 de julho de 2009

21/07/2009 (Terça-feira)

Nesta aula estive acompanhando a professora Marcela para dar os encaminhamentos dos trabalhos para os alunos realizarem durante as férias. Neste momento eu e a professora explicamos sobre as últimas atividades do Gestar II da primeira etapa que serão desenvolvidas uma parte nas férias e a seqüência será na primeira semana de agosto. O trabalho será sobre Literatura de Cordel. Explicamos para os alunos sobre o tema, depois organizamos as duplas e distribuímos vários textos de Cordéis para que os mesmos lessem durante a semana. Solicitamos também para que os alunos fizessem pesquisa sobre o trabalho dado. A professora combinou com os alunos que no dia três de agosto irá trabalhar no turno inverso para ter um tempo maior para realizar as atividades. Nesta tarde irá socializar o trabalho solicitado nas férias e dar continuidade com as outras atividades.

AQUI MOSTRA A PROFESSORA EXPLICANDO O TRABALHO

ALUNOS ORGANIZADOS EM GRUPOS

terça-feira, 21 de julho de 2009

07/ 07/2009 Terça-feira

Nesta terça-feira nos encontramos para darmos continuidade ao projeto. Até o presente momento eu e a professora cursista estávamos fazendo leitura do material para a realização do mesmo. Hoje elaboramos alguns passos do projeto. Escolhemos o tema leitura, compreensão e interpretação, pois percebemos que estes são os maiores problemas que o professor encontra no dia a dia com o aluno. Percebe-se que os alunos não sabem ler, não compreendem o que lêem e não entendem o enunciado, por isso, não conseguem resolver as atividades propostas. A leitura é uma das habilidades importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura que o aluno pode compreender e entender a realidade em que está inserida e chegar a importantes conclusões sobre o mundo em que vive e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Depois prosseguimos com o objetivo geral e específico, metodologia, cronograma, equipe de trabalho, avaliação e fizemos uma parte da fundamentação teórica. Conversamos e combinamos que na próxima terça-feira daremos continuidade do projeto. Durante a semana iremos dar continuidade da leitura do material para dar suporte para o término do projeto.

14/07/2009 Terça-feira

Hoje nos reunimos para encerrar o projeto. Acompanhei em todo o momento o trabalho da professora cursista. Diariamente conversávamos na escola trocando idéias e passando material para o estudo do projeto. Foi muito importante, pois teve a participação de outros professores da escola contribuindo assim, para que o projeto fosse feito em torno de um problema que se percebe na escola com os alunos e encontrar alguns meios para que se possa trabalhar com os mesmos sanando certas dificuldades. O projeto foi bem proveitoso onde fizemos muitas pesquisas e leituras para que o mesmo fosse elaborado. O projeto será desenvolvido com os professores e alunos no segundo semestre. Combinei com minha colega para que na próxima sexta-feira iremos nos encontrar para organizar as atividades de encerramento da primeira parte do Gestar II.

17/07/2009 Sexta-feira

Nesta tarde nos encontramos para o planejamento das atividades de encerramento do TP3. Como já havíamos combinado na escola durante outros momentos o que iríamos fazer fui procurando material e fazendo pesquisas sobre Literatura de Cordel para poder elaborar as atividades a serem desenvolvidas com o aluno em sala de aula. Em primeiro lugar os alunos irão fazer pesquisas na Internet para ter conhecimento sobre Literatura de Cordel. Vamos descobrir na cidade alguma pessoa que tenha conhecimento deste assunto para ir até a escola palestrar. Após a conversa terá uma socialização das pesquisas, seguindo com leitura de vários cordéis levados pela professora cursista, onde os alunos terão oportunidades de conhecer diferentes assuntos nos textos “cordéis”. Após a professora trabalhará com a interpretação de alguns textos. Depois de feito todo este trabalho os alunos em duplas construirão cordéis com assuntos livres de cada um. Depois os alunos irão socializar os textos fazendo a exposição na escola onde os demais alunos poderão ter o conhecimento dos trabalhos realizados pela turma da 8ª série do Gestar II de Português. Este trabalho será iniciado na semana que vem onde os alunos pesquisarão nas férias para que na primeira semana de agosto possam ser desenvolvidas todas as atividades planejadas.